segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MANUTENÇÃO BÁSICA DO EQUIPAMENTO DE MERGULHO

Este texto é uma adaptação do texto original escrito por Cezar Torres.

Você esperou o mês inteiro para fazer sua saída para um mergulho, escolheu o "point", fez a reserva e pagou a operadora.... O barco ancora no local de mergulho e você monta seu equipamento enquanto alguns mergulhadores já estão caindo na água. Ao abrir o cilindro percebe que o segundo estágio de seu regulador está vazando bastante. Ninguém na embarcação tem um regulador reserva e você é obrigado a ficar sentado na embarcação vendo todos os outros mergulhadores realizarem os mergulhos.

Ficção ? Não... Realidade ! Pode ser que algum imprevisto na hora de sair para o mergulho nunca tenha contecido com você, mas com certeza você já viu acontecer com alguém. É obvio que as operadoras de mergulho normalmente levam alguns equipamentos sobressalentes no barco para este tipo de situação, mas pode ser que algum dia você fique na mão.

Abaixo temos algumas dicas de como conservar seu equipamento fazendo a manutenção preventiva e também algumas dicas para realizar a manutenção corretiva em algumas situações.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

MÁSCARA - Lavar apenas em água corrente, deixando secar à sombra. Depois de seca, guardar em recipiente próprio para evitar a deformação do saiote e rachaduras no corpo da máscara. Evitar que as máscaras de silicone transparente tenham contato com neoprene ou borracha pois o silicone fica amarelado.

NADADEIRAS - Lavar em água corrente, deixando secar à sombra, colocando-as com as palas viradas para cima, para evitar que as mesmas se deformem.

ROUPA DE NEOPRENE - Lavar em água corrente, podendo ficar de molho no máximo 02 dias em água (sem produtos químicos). Deverá secar à sombra, (de preferência do lado do avesso). Depois de seca, lubrificar o zíper com silicone spray (se for de plástico) ou com parafina (se for de metal). Ao guardá-la pendure-a em local arejado. Evite dobrá-la para não formar rugas no neoprene.

REGULADOR - Lavar em água corrente morna, podendo ficar de molho. Tome cuidado para não apertar acidentalmente o botão de purga do 2º estágio, pois isto pode provocar penetração de água no sistema do regulador, dando início a um processo de corrosão. Depois, deve-se lubrificar com graxa de silicone as roscas, engates e o’rings. As mangueiras podem ser lubrificadas com silicone spray. Pendurar em local arejado, de preferência, pelo 1º estágio ou distribuir o peso em todas as mangueiras. Durante o processo de lavagem nunca utilize mangueiras com jatos de água em alta pressão. O regulador deve passar por uma manutenção anual, feita por um especialista.

COLETE - Encher 1/3 da bolsa de ar com água, completando o restante com ar. Chacoalhar de um lado para outro, para cima, para baixo e depois retirar toda a água usando o power e as válvulas de exaustão. Colocar para secar na sombra, lubrificar o engate rápido com silicone (graxa), espirrar um pouco de silicone spray no nylon e guarda-lo em local arejado parcialmente inflado para evitar que as paredes internas da bolsa de ar se colem. O colete deve passar por uma manutenção períodica, especialmente a parte do power, feita por um especialista.

CILINDRO - Lavar em água corrente, evitando que o sal se cristalize na rede e na bota do cilindro. Isto também ajuda a aumentar a vida útil da torneira. O cilindro deve passar anualmente por uma inspeção visual. Se o cilindro for de alumínio, deverá ser feito um teste hidrostático a cada 5 anos. Se for de aço, deverá ser feito um teste hidrostático a cada 3 anos.

Fontes de consulta adicionais:

* Curso de especialidade em Manutenção de Equipamentos (PADI) - Escola e operadora TJ Divers
* Apostila do curso de Manutenção de Equipamentos - Escola e operadora Scafo
( Texto adaptado por : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )

Nenhum comentário:

Postar um comentário